Com o tema “Educação Científica e Fomentos de Pesquisa: inovação em foco”, a Revista Educação C&T, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), chega em sua 2ª edição. O material, que reúne artigos e relatos de experiências para o aprimoramento de novos conhecimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, será lançado no dia 5 de dezembro, a partir das 19h, no Museu de Arte e de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP-UFMT). A revista tem a finalidade de disseminar o conhecimento pedagógico, científico, profissional e tecnológico, produzido nos mais diferentes ambientes de ensino e pesquisa do Estado. O conteúdo ainda promove o debate sobre o papel da ciência no desenvolvimento social, econômico e cultural de Mato Grosso.
De acordo com a coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Seciteci, e responsável por liderar a equipe de publicação, Fátima Possamai, a revista aborda o uso das inovações tecnológicas e seu alargamento nas esferas sociais, incluindo o campo educacional, cujas práticas pedagógicas têm utilizado as tecnologias e seus impactos significativos para a sociedade.
“As discussões desta nova edição têm como base principal iniciativas de pesquisa e inovação em espaço universitário e no ensino técnico, incluindo um mapeamento sobre a oferta dessas categorias no estado de Mato Grosso. Também temos artigos que relacionam debates sobre a importância da pesquisa e desenvolvimento a partir da conexão com o ecossistema de inovação, impulsionados com a implantação do Parque Tecnológico MT e com o Circuito Itinerante de Ciência de Mato Grosso (MT Ciências)”, destaca a coordenadora.
A revista teve sua primeira edição lançada em 2022, durante a abertura da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de divulgar as atividades da Seciteci e também das Escolas Técnicas distribuídas em Mato Grosso.
Segundo o professor universitário e técnico de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Rosemar Eurico Coenga, o periódico também possui a função de ser um espaço para ampliar a difusão do conhecimento científico produzido no estado.
“A ideia da revista nasceu pela demanda da criação de um periódico da Seciteci. Na ocasião, elaboramos todas as diretrizes e convidamos alguns colegas de universidades públicas, nacionais e internacionais, que se prontificaram a dar o suporte que compôs o primeiro dossiê. Então, ela surgiu justamente com o propósito de que os docentes das escolas e outros pesquisadores tivessem acesso e oportunidade de divulgar as pesquisas e relatos de pesquisas que elas estão desenvolvendo e empreendendo nas escolas”, explicou o professor.
O lançamento da segunda edição da revista reunirá gestores, acadêmicos, docentes e profissionais das Instituições de Ensino Superior e Tecnológica do Estado.
A obra já está disponível gratuitamente em sua versão on-line na plataforma da Seciteci .clique aqui.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Comentários
Postar um comentário