Alunos do Sesc-MT são finalistas da ‘5ª Olimpíada Brasileira de Cartografia’

Estudantes do Sesc Escola representam o estado na última etapa da competição, que acontece no Rio de Janeiro. Alunos da terceira série do Ensino Médio do Sesc Escola, unidade escolar do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), representarão o estado de Mato Grosso na Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), que realiza a última etapa da competição no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro. Com o tema ‘Amazônia no Mapa’, a 5ª edição propôs atividades inovadoras relacionadas ao mapeamento de recursos naturais e de povos tradicionais, por meio da exploração de mapas.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, parabeniza os estudantes e considera a participação uma oportunidade para a expansão de conhecimentos. “O processo teve início em maio deste ano e, desde então, os alunos têm se empenhado em todas as etapas. É uma forma de ampliar as experiências para além da sala de aula e, ainda, ter o reconhecimento pelo esforço desempenhado’, pontua.
Os alunos Isis Gonçalves da Silva, Natália Gomes de Souza, Nayon Eikon Martins e Luís Guilherme Soares foram inscritos pela professora de Geografia do Sesc Escola, Dayane Godoi. Ela conta que o regulamento permite que participem equipes de até quatro alunos de 13 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. “O estímulo do Sesc Escola é de extrema importância, pois é o momento que eles têm de vivenciar aprendizados que vão além do que está nos livros, como aprender a usar mapas, bússola etc.”, diz ela.
A primeira e segunda etapas da competição foram feitas de forma on-line, já a terceira e última acontece no Rio de Janeiro, com a ‘Corrida de Orientações’. Na ocasião, os estudantes receberão um mapa e uma bússola. Acumulará mais pontos a equipe que executar o trajeto em menor tempo. “No fim do ano, teremos uma oficina sobre o tema para os demais alunos, com o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido com todos”, completa a professora da disciplina de Geografia.
Juliano Prado, gerente de Educação Sesc-MT, enfatiza que os estudantes demonstraram excelência em provas teóricas e práticas e participaram ativamente de atividades de mapeamento com seus colegas. “Além disso, estabeleceram uma colaboração notável com o departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a criação de um mapa digital. Essa conquista é um reflexo do empenho dos nossos alunos e do apoio da comunidade escolar, que é essencial. Agora, eles se preparam para representar nossa escola na etapa final da Obrac com entusiasmo e determinação”.
Nayon diz que se não fosse a iniciativa da professora, não teria conhecimento da Olimpíada. “Sempre busco participar das atividades da escola, porque quero deixar minha marca, por isso fico feliz que a gente tenha chegado tão longe”, diz o estudante. Natália comenta que aprendeu com as provas e se sente mais preparada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nós aprofundamos o nosso conhecimento em leitura de mapas e entendimento de cartografia, e é um assunto que cai bastante no Enem”.
Isis diz que o processo enriqueceu bastante seu repertório. “Aprendemos muito sobre cartografia, desde a leitura de artigos até sobre o manuseio de bússola e o uso do QGIS, um sistema de informação geográfica. Com certeza, isso tudo ajuda no nosso crescimento pessoal. Agora, estou ansiosa pela viagem, acredito que estamos preparados”, destaca.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Comentários