Começa nesta quinta-feira (7) e segue até sábado (9), os festejos religiosos em adoração a Nossa Senhora do Livramento, no município que leva o mesmo nome situado a 42 km da capital, Cuiabá. Dia 8, o município celebra o Dia da Padroeira do lugar. Em comemoração a data, a paróquia da cidade, através dos festeiros, organizou uma programação religiosa com novenas, esmolas, procissões, carreata, missas, apresentações culturais, baile, comidas típicas e até leilão de animais. Como a data sucede o Feriado de Independência (7), e em alguns municípios vizinhos decidir por ponto facultativo na sexta-feira (8), se espera muitas pessoas nos três dias de festa que acontecem em vários pontos da cidade. Entretanto, as concentrações maiores serão em frente à Igreja Matriz e na Praça Fernando de Barros.
Veja programação
Dia 7 de setembro - Às 4h30 haverá ‘Procissão de Penitência’ pelas principais ruas da cidade. Logo após, será servido o tradicional “Chá com Bolo” em frente a Casa Paroquial.
Dia 8 de setembro – Às 18h está programada a chegada da Imagem de Nossa Senhora na Sede Municipal. Na sequência acontece carreata com a imagem pelas ruas da cidade. Após a carreata, às 19h, haverá Cenáculo e Missa em Frente à Igreja Matriz. Em seguida, será servido jantar gratuito na Casa Paroquial.
Dia 9 de setembro – Às 19h30 acontece a Gloriosa Missa na Praça Fernando de Barros. Logo após o espaço ganha outra dimensão através de apresentações culturais, baile, comidas típicas e doces em geral. Porém, a festa se encerra mesmo no dia 8 de outubro com almoço e grande leilão de animais.
Comemoração histórica
As comemorações à Padroeira da cidade de Nossa Senhora do Livramento/MT acontecem há pelo menos II Séculos. Sua história atrela-se a do próprio município que teve origem na Comunidade de Ribeirão dos Cocais – hoje um dos três Distritos que o município possui, distante 12 km da sede municipal.
Crendice
A crendice popular livramentense conta que durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais (hoje atual Livramento), vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro. A comitiva parou para descansar e na saída o animal, que carregava a imagem da santa, empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este se punha a andar. A cada tentativa de colocá-la no lombo do burro observava-se nova empacada. Com isso, os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual entronizou a imagem de Nossa Senhora do Livramento. A partir daí a santa emprestou seu nome à localidade.
Elizeu Silva/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA
Comentários
Postar um comentário