2º Encontro Nacional ICLEI Brasil promove roda de conversa com participação de prefeitas

Na manhã desta terça-feira, 6, logo após a solenidade de abertura do 2º Encontro Nacional ICLEI Brasil, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou da mesa redonda 'Diálogos pela Resiliência com Prefeitas - Ações de Adaptação aliadas à Gestão de Risco'. O encontro temático foi composto por prefeitas e vice-prefeitas das cidades associadas ao ICLEI. A sessão especial teve como objetivo discutir os desafios na gestão de risco a desastres decorrentes da emergência climática, de nível local. “Palmas é uma cidade que possui boas referências, na educação, empreendedorismo e também na sustentabilidade. Nós mulheres, somos mais cobradas e exercemos um papel de inclusão importante quando ocupamos espaços de poder”, destacou a prefeita de Palmas.
Durante a plenária, conduzida pela representante do Instituto Alziras, Michelle Ferreti, outras prefeitas, entre elas a gestora da cidade de Francisco Morato - São Paulo, Renata Sene, que compartilhou a experiência de administrar uma cidade que passou por um recente desastre natural. “Diariamente passamos por situações desafiadoras. Nós mulheres somos portadoras de soluções,” lembrou. Ainda na ocasião, a prefeita paulista apresentou o Programa Morato Inclusiva e Sustentável.
“Acredito que essa discussão é fundamental, pois nós nunca vimos uma mesa só de mulheres discutindo essas questões. E o ponto de vista das mulheres é o ponto de vista sempre do cuidado. E uma mesa diferente de uma mesa de homens é interessante ver isso pela primeira vez, juntando só as prefeitas mulheres para discutir esses assuntos”, ressaltou a secretária do Meio Ambiente da Cidade de Belo Horizonte (MG), Sônia Knauer.
Participando também como ouvinte, o coordenador de Vigilância de Saúde Ambiental de Palmas, Hartemis Valadares, destacou a importância de apoiar as mulheres nas lideranças governamentais. “É um marco muito grande para a história do nosso país, saber do engajamento dessas mulheres em governar grandes centros. Principalmente, a nossa prefeita Cintia Ribeiro, que governa uma cidade que está em constante crescimento. E é muito importante participar e apoiar as mulheres nessa jornada de governar também no que se refere a saúde ambiental”.
Composição
A mesa foi composta pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; a prefeita de Francisco Morato (SP) e Presidente da Comissão Permanente de Cidade Atingidas ou Sujeiras a Desastres e Vice-presidente de Parcerias em ODS da Frente Nacional de Prefeitos, Renata Sene e a Prefeita de Novo Hamburgo (RS), Fátima Daudt. Participaram também de forma on-line, a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos e a vice-prefeita de Barcarena(PA), Cristina Vilaça.
Contribuíram ainda como debatedoras a coordenadora Regional para as Américas e Caribe do MCR2030 - Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR), Adriana Campelo, Head de Reputação e Assuntos Corporativos Brasil, América Latina e Caribe na Unilever, Suelma Rosa e a coordenadora Geral das Políticas de Adaptação no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Inamara Melo.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa

Comentários