Cerca de 150 mulheres empreendedoras participarão da 6ª edição do Encontro Mulheres de Negócios que ocorrerá neste sábado (4), das 14h às 20h, no auditório da Fecomércio/MT, em Cuiabá. A programação inclui palestras, rodada de negócios, exposição de produtos, networking e um coquetel antecipando a celebração do Dia Internacional da Mulher. Para a palestrante e escritora Kátia Arruda, idealizadora do projeto, o objetivo principal é “empoderar mulheres” por meio de conhecimento, troca de informações e de uma rede de apoio que ofereça suporte às empreendedoras mato-grossenses. “Elas vão aprender sobre áreas importantes, como finanças, empreendedorismo, comunicação e imagem”, destaca.
Célia Aparecida Leite, 36 anos, contadora, será uma das participantes do Encontro, que ela acompanha desde a 2ª edição. Nascida e criada no sítio Barreiro, em Nossa Senhora do Livramento, em um ambiente muito complicado, onde a roça era a “diversão” das crianças, ela diz que contou com o apoio de muitas pessoas para conseguir mudar de vida e hoje faz questão de integrar iniciativas que “levantam outras mulheres”.
A contadora faz parte da Associação Solar (Solidariedade, Amparo e Regate, membra da Startup Women – SWCuiabá), é integrante do Núcleo de Mulheres Negras de Cuiabá e nutre o sonho de entrar na política para trabalhar em prol das minorias. “A vida sempre foi dura e difícil e mesmo assim consegui estudar e crescer profissionalmente, a educação muda as pessoas e o mundo, por isso optei em me juntar a outras mulheres por acreditar que podemos fazer a diferença na sociedade”.
Dez mulheres assistidas pela Associação Solar participarão do evento, que vai contar com quatro palestrantes de peso: Tatiane Salles (Comunicação e Imagem Pessoal), Patrícia Capitanio (Finanças), Kátia Arruda (Empreendedorismo) e Maristela Furtado (Humor).
Entre os patrocinadores da 6ª edição estão a Rádio Conti, Lebrinha - Água Mineral Natural, Império do Óleo Distribuidora de Lubrificantes, Casa Prado, CVC Viagens e Malai Manso Resort.
Empreendedorismo Feminino
As mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, entre 2014 e 2019, o aumento do número de mulheres que decidem abrir o seu próprio negócio cresceu 124%. Aliás, o Brasil é o 7º com mais empreendedores do sexo feminino no mundo. Entre os microempreendedores individuais (MEI), as mulheres já representam 48% do total. Elas costumam atuar mais nos segmentos de beleza, moda e alimentação, mas avançam em todos os setores, inclusive, 20% das atuais startups do país foram fundadas por mulheres.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico CP Web
Instagram: @caminhopoliticomt
Comentários
Postar um comentário