Mais de 30 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (06), em Várzea Grande. De acordo com a Prefeitura, o início do ano letivo foi marcado pela paz e tranquilidade no retorno às atividades. Isso porque professores, coordenadores e gestores organizaram os espaços e prepararam o retorno dos alunos às salas de aula durante todo mês de janeiro.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, após todo o período da pandemia onde a rotina escolar teve que ser adaptada diante das restrições impostas pelas medidas de prevenção e saúde, a Rede Municipal se preparou e se adaptou à nova realidade para receber os estudantes presencialmente. “As dificuldades enfrentadas durante o período pandêmico incentivaram e motivaram ainda mais nossa equipe na busca de alternativas para garantir os processos contínuos de aprendizagem em toda rede”, assegurou.
Para a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande, Luz Marina Coelho, as experiências e ensinamentos deixados pela pandemia foram incorporados no dia a dia da escola, observando as boas práticas de higiene e prevenção, assim como as inovações dos processos pedagógicos de aprendizagem exitosos durante aquele período.
“Nossos professores, técnicos e gestores estão voltando à sala de aula mais preparados e mais bem treinados para levar aos alunos as atividades e práticas, visando a recuperação gradual dos conteúdos pedagógicos que foram, de alguma maneira, prejudicados com o afastamento dos alunos do ambiente escolar por conta da pandemia”, analisou Luz Marina. Os investimentos em infraestrutura que a gestão Kalil Baracat está fazendo em obras de reforma e ampliação das unidades escolares, estão contribuindo para melhorar os processos educacionais e ampliar o número de vagas da Rede Municipal, disse a superintendente de Gestão Escolar, Elizabete Britez. Segundo ela, além das obras, as escolas também receberam novos equipamentos, utensílios, mobiliários e revitalização de espaços, quadras esportivas além da climatização das salas de aulas. “A previsão é a entrega das obras de reforma e ampliação de mais sete escolas municipais ainda este ano”, informou.
Outro aspecto importante neste período de volta às aulas é a revitalização paisagística nos espaços escolares. Desde o início das férias, todas as unidades da Rede Municipal estão passando pelo processo de limpeza e remodelagem de suas áreas verdes, com ações como poda de árvores, roçagem, recolocação de gramado, remodelagem de canteiros e replantio ornamental.
Segundo o secretário Silvio Fidelis essas ações são importantes, pois além da preservação, conservação e embelezamento dos espaços escolares, essas iniciativas motivam os alunos a contribuir para a conservação da escola onde estudam, além da manutenção preventiva contra a proliferação de insetos e animais peçonhentos. O ano letivo de 2023 nas escolas da Rede municipal de Ensino de Várzea Grande, que começou no dia 06 de fevereiro está previsto para terminar em 15 de dezembro, totalizando 800 horas/aula.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
Comentários
Postar um comentário