Ao completar sete décadas e meia de atuação no estado, as entidades do Sistema Fecomércio-MT se destacam com ações de cultura, saúde, educação, lazer, assistência e educação profissional. Os braços sociais do Sistema Fecomércio-MT, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão celebrando o aniversário de 75 anos, nesta terça-feira (06.12). As comemorações tiveram início no último sábado (3), com a realização do projeto itinerante ‘Movimenta’, que encerrou as ações da etapa deste ano na capital mato-grossense com a oferta de diversos serviços gratuitos à população.
“O Sistema Fecomércio-MT está em festa, pois permanecer atuante no estado por 75 anos é um marco que merece ser bastante celebrado. Ao longo de todos esses anos, tanto o Sesc quanto o Senac contribuíram para que o setor do comércio de bens, serviços e turismo se fortalecesse, por meio de atividades destinadas aos empresários e trabalhadores do comércio, assim como as ações promovidas para atender a sociedade em geral”, enfatiza o presidente do Sistema, José Wenceslau de Souza Júnior.
O Sesc-MT é conhecido por proporcionar atividades de educação, cultura, saúde, lazer e assistência. Para se ter uma ideia da grandiosidade de suas ações, mais de 23,6 milhões de atendimentos foram realizados em Mato Grosso somente entre os anos de 2018 e outubro de 2022. Atualmente, a entidade possui 22 unidades nos municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Poxoréu, Rondonópolis e Sinop, além de quatro unidades móveis que circulam pelas cidades do interior: Sesc Sobre Rodas, Sesc Saúde Mulher, BiblioSesc e OdontoSesc.
“Além de todas essas ações, grandes projetos foram desenvolvidos, como o ‘Ouça da Janela’, que percorreu várias cidades do interior, e o ‘Movimenta’, que em parceria com o Senac-MT, tem levado ações de cidadania, educação, lazer, beleza, saúde e muita diversão para milhares de mato-grossenses. Nos próximos anos, estão previstas novas unidades no interior para ampliar ainda mais o atendimento do Sesc-MT no estado”, informou o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato.
Já o Senac-MT é referência em educação profissional e forma, todos os anos, milhares de profissionais para o mercado de trabalho em atendimento às demandas do comércio. Somente nesta gestão, de 2018 a novembro de 2022, a entidade realizou 84.755 matrículas, ministrou mais de 13 milhões de horas-aula, atendendo os 141 municípios mato-grossenses, por meio dos Centros e Núcleos de Educação Profissional em Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sorriso, Barra do Garças, Água Boa, Colíder e Primavera do Leste.
“Neste ano, já foram certificados 28,7 mil alunos em 184 títulos de cursos nos mais diversos segmentos, com destaque para Gestão, Comércio, Beleza, Produção de Alimentos e Gastronomia, Saúde, Tecnologia da Informação e Idiomas. Além disso, foram investidos cerca de R$ 22 milhões no Programa Senac de Gratuidade (PSG), que amplia o acesso à educação profissional de qualidade e ajuda milhares de pessoas a desenvolverem o seu potencial”, explica o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
Liderada pelo presidente, José Wenceslau de Souza Júnior, foram implantados laboratórios de tecnologia, inovações em aulas e realização de grandes ações, como o ‘Congresso de Educação’, promovido em parceria com o Sesc-MT. “Além disso, neste ano, realizamos o maior programa gratuito de capacitação profissional para o comércio varejista do estado, o ‘Prepara Varejo’. Foram mais de 15 mil vagas, em 143 cursos, bem como a realização de 21 palestras com especialistas diversas cidades”, informa Wenceslau Júnior.
Segundo ele, os próximos anos serão de expansão das atividades promovidas pelas duas instituições. “Cada vez mais estaremos presentes na vida da população mato-grossense. Já estão em andamento novas unidades no estado, como o Sesc em Sinop, o Sesc e Senac em Várzea Grande e um grande complexo educacional de formação profissional em Mato Grosso, um dos maiores do país, com sede em Cuiabá”, finaliza.
Assessoria/Caminhom Politico
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário