Plano de capacitação reformulado transforma “Educa Mais Servidor” em sucesso na gestão Emanuel Pinheiro

Mesmo não sendo obrigatórios, os cursos apresentam alto índice de adesão. A secretária municipal de Gestão, Ellaine Mendes, destacou que a reformulação promovida na metodologia de oferta de qualificação ao servidor público municipal é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso do programa “Educa Mais Servidor”. Segundo ela, desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro tem trabalhado para garantir que mais essa iniciativa de valorização seja executada com eficiência.
A secretária participou nesta semana do programa da Prefeitura de Cuiabá, o CbaCast, e relatou que os cursos são realizados, na modalidade EAD, com base no plano anual de capacitação, montado a partir do mapeamento das particularidades de cada secretaria. Ellaine afirmou ainda que, além de beneficiar o servidor, a ação também impacta diretamente no cidadão que sente na prática a qualidade na prestação dos serviços públicos.
“Cada secretaria tem sua particularidade e foi necessário entender quais eram os principais gargalos, as principais necessidades setoriais, para criarmos um plano anual de capacitação. Desde 2017, temos ouvido mais os servidores. Fazemos um levantamento de demandas, até para saber quais são os custos, o número de interessados em participar, e quais cursos já foram realizados”, explicou a gestora.
Ellaine contou que os cursos não são obrigatórios e abrangem as áreas estratégicas, operacionais e interopessoais. As capacitações são divulgadas por meio do site da Prefeitura de Cuiabá, e-mail, e grupo de WhatsApp. A partir disso, os interessados podem se inscrever pelo portal e-eventos (e-eventos.cuiaba.mt.gov.br). Para facilitar a participação de todos, a carga horária é, geralmente, de no máximo 16 horas.
“A participação não é obrigatória, mas a procura tem sido muito interessante. Até por isso pensamos na questão da carga horária, para não ser tão extensa, permitindo que o servidor não deixe de cumprir com suas funções e, ao mesmo tempo, consiga se qualificar. A valorização do servidor é uma marca da gestão Emanuel Pinheiro e isso faz com que cada um se sinta mais motivado a contribuir com os avanços da nossa cidade”, completou.
Os servidores já tiveram a oportunidade de participar, por exemplo, da capacitação voltada às mudanças da lei de licitações, que foi atualizada em 2020 e todos os Entes da Federação devem se adequar à nova norma até abril de 2023. Também já foram ofertados cursos de oratória, libras, gestão e fiscalização de contratos, ética no serviço público, e contratações sustentáveis.
“O prefeito Emanuel Pinheiro, inclusive, sempre cobra essas capacitações, pois é um plano que sua gestão defende. Agora em outubro teremos ainda alguns cursos de relações interpessoais e feedback; planilha de custos, formação e pesquisa de preço; elaboração de editais para aquisição do setor público. Sempre é realizado ainda o treinamento de Excel básico, intermediário, avançado, que também otimiza muito o nosso trabalho”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários