DIREITO DO CONSUMIDOR: Procon-MT realiza reunião prévia para o 11º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros

Objetivo foi apontar as principais reclamações relacionadas à seguros em Mato Grosso, e levar possíveis ideias e soluções para debate em âmbito nacional. Representantes do Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), participaram nesta quarta-feira (21), de reunião prévia ao 11º Colóquio de Proteção do Consumidor de seguros, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro em Brasília e será promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), com apoio do Procon do Distrito Federal e da Associação ProconsBrasil. 
O objetivo do encontro realizado na sede do Órgão de Defesa do Consumidor, foi apontar os principais problemas relacionados à seguros registrados pelo Procon, visando definir possíveis soluções aos consumidores para debater no evento nacional.
O secretário adjunto do Procon-MT, Edmundo Taques, explica que a reunião foi importante para alinhar os pensamentos em prol de um assunto extremamente relevante ao cidadão. “Essa reunião é uma oportunidade de conhecer diferentes pontos de vista e aprofundar o entendimento sobre o tema”, salienta.
Participaram da reunião prévia a superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade, Luciana Maria Dall’Agnol, a ouvidora da MAPFRE Seguradora, Claudia Pires Rodrigues Wharton, a ouvidora do Bradesco, Silvana Raksa, e o professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita. Também estavam presentes os coordenadores de atendimento e fiscalização do Procon estadual.
Colóquios
Iniciados em 2015, os Colóquios encerraram seu primeiro ciclo de 6 encontros em 2018, passando pelas 5 regiões do Brasil, nas cidades de Cuiabá (Região Centro-Oeste), Curitiba (Região Sul), Manaus (Região Norte), João Pessoa (Região Nordeste), Belo Horizonte (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e São Paulo. Em 2019, foi dado início ao segundo ciclo, que pretende revisitar as regiões do país, tendo sido realizadas novas edições em Cuiabá, Recife, São Paulo e Curitiba.
Habitualmente, os profissionais das seguradoras apresentam os fundamentos de produtos que geram maior número de questionamentos pelos Procons, com enfoque prático nas formas de solução e medidas adotadas para evitar a repetição de demandas. Por sua vez, os representantes das entidades de proteção do consumidor abordam os pontos que entendem como mais relevantes e atuais em relação ao Setor Segurador.
O propósito dos Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros é atender à política de proteção e defesa do consumidor, aprimorando o serviço prestado pelo Setor Segurador a seus consumidores.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários