Orquestra Sesi MT leva projeto social para crianças do bairro Santa Laura

Ação desenvolvida em parceria com Bom Futuro faz parte da programação do Multiação. A semana foi especial para a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica Maximiniano Arcanjo da Cruz, no bairro Santa Laura, região que receberá o Multiação deste sábado (20), no Jardim Liberdade. É que a Orquestra Sesi MT realizou, juntamente com a empresa parceira, Bom Futuro, o projeto de intervenção social na unidade escolar – que oferece atende crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. 
A iniciativa desenvolve oficinas e construção de projetos junto às coordenações da comunidade escolar, nas disciplinas de artes, além de apresentações de espetáculos com a interação dos alunos. É uma mistura de música, dança e teatro de modo didático às crianças, promovendo a aprendizagem e o engajamento na educação.
O maestro da Orquestra do Sesi MT, Fernando Pereira, explica que o projeto estimula o desenvolvimento da comunidade por meio das crianças e dos jovens. “Temos dois pilares de desenvolvimento: o primeiro é dar o acesso à cultura e o segundo é utilizar disso para potencializar a educação dentro dessa comunidade escolar”, pontua.
Segundo ele, são ferramentas que não são comuns dentro dessa realidade sociocultural, e trazer uma orquestra com instrumentos musicais diversificados, causa um grande impacto positivo. “A partir das linguagens da cultura e das artes, conseguimos fazer um trabalho sistêmico e de desenvolvimento dessa comunidade por meio dos pequenos”.
Para a comunidade escolar da EMEB Maximiniano Arcanjo da Cruz esse foi um momento que trouxe grande novidade para a vivência dos alunos. “Para a nossa comunidade é maravilhoso, porque está reacendendo a importância do folclore, da arte e da cultura. Vimos o quanto as crianças ficaram felizes e participaram em massa, isso nos traz uma grande emoção”, destacou o coordenador da escola, Fábio Ramos.
“As crianças estão empolgadíssimas e isso é muito legal, porque nem todos têm a oportunidade de ir ao teatro assistir a uma apresentação como essa. Esse projeto do Sesi que traz a orquestra na escola é muito importante, pois têm crianças aqui que estão tendo hoje esse primeiro acesso à cultura”, completa a coordenadora Carmen Lúcia.
Esse é o caso da jovem Lara Gabriely, de 11 anos do 6º ano. Foi a primeira vez que ela assistiu à uma apresentação de orquestra e ficou encantada. “Eu amei as apresentações, achei muito legal porque eu nunca tinha visto de perto esses instrumentos e nem participado de algo cultural dessa maneira. Gostei muito das brincadeiras, foi uma nova experiência para mim”.
“Achei muito legal as brincadeiras que eles fizeram com a gente, gostei muito dos personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo. Nós ficamos felizes quando trazem esses projetos para escola, nos divertimos muito”. Davi, 9 anos do 4º ano.
Educação e cultura para todos
O diretor Administrativo e Serviços Compartilhados da Bom Futuro, Leonardo Rossato, afirma que a ação da Orquestra do Sesi é um projeto social importante que fomenta a cultura e a economia criativa. “A Bom Futuro tem orgulho de apoiar essa e outras iniciativas que promovem bem-estar e educação para crianças e adolescentes em nosso estado. Por meio de edital, conseguimos aportar recursos para instituições sociais que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirma.
O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, ressalta que o projeto assume um papel de extrema importância na questão cultural das comunidades. “Ficamos felizes em ver o quanto o projeto contribui com o desenvolvimento cultural dos bairros mais necessitados, por onde o Multiação passa. A comunidade pode contar com esse importante apoio, para que possamos divulgar um pouco mais sobre a cultura do nosso estado e também conectar a sociedade que ainda tem a necessidade de participar de atividades artísticas”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
WWW;caminhopolitico.com.br

Comentários