Kamatxi Ikpeng dirigiu e produziu o filme Yarang Mamin. O filme Yarang Mamin do cineasta indígena Kamatxi Ikpeng é uma das obras selecionadas para o Global Landscapes Forum, que é um evento internacional que acontece de 21 a 23 de setembro tendo como tema central a Amazônia. O Fórum tem várias atividades, sendo uma delas a mostra de filmes, que estão sendo disponibilizados gratuitamente no site oficial do evento: conference.globallandscapesforum.org.
A obra de Kamatxi, que foi coproduzido pelo Instituto Catitu e Instituto Sócio Ambiental (ISA), mostra as Yarang, um grupo de 65 mulheres do povo Ikpeng, que coletam sementes nativas no Território Indígena do Xingu (MT). Mães, filhas, avós e netas que juntas, ao longo de uma década, coletaram 3,2 toneladas de sementes florestais. Esse trabalho de formiguinhas possibilitou o plantio de cerca de 1 milhão de árvores em áreas degradadas das bacias do Rio Xingu e Araguaia. São as sementes que formarão as florestas do futuro.
O cineasta indígena também participa de um de um bate-papo, que acontecerá na quinta-feira (23), às 18h30, onde irá debater com outros profissionais da área suas experiências fazendo filmes que destacam as experiências de desenvolvimento e degradação ambiental dos povos amazônicos.
Helena Corezomaé/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário