A meta deste ano da vacinação na área rural e urbana do município é imunizar cerca de 4 mil animais entre cães e gatos. A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde e Saneamento por meio da equipe da Vigilância Ambiental deu início na manhã desta terça-feira (03) à Campanha de Vacinação antirrábica na área rural do município. A partir de hoje a equipe deve visitar chácaras, sítios e fazendas com o objetivo de imunizar 100% dos animais contra a doença. A raiva é uma doença considerada incomum, no entanto, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos tutores de animais de estimação. Por ser incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos sendo que a vacina antirrábica é a sua única forma de prevenção.
Na primeira chácara visitada pela equipe de cara, sete cães foram vacinados. O dono da propriedade, é o senhor Dimas Correia, que falou da importância da imunização dos animais. “Todo ano a vigilância está presente realizando a imunização dos nossos animais. E este trabalho é muito importante para a prevenção da doença nos cachorros”, expôs o senhor.
De acordo com o Chefe da Vigilância Ambiental, Samuel Raimundo da Silva, durante os próximos dois meses o trabalho de imunização dos animais será realizado na área rural e logo em seguida no perímetro urbano e a meta é imunizar cerca de 4 mil animais. “Iniciamos hoje nossa campanha da vacina antirrábica na área rural, nós temos até novembro para finalizar a campanha. Então queremos orientar a população e neste momento principalmente os moradores da área rural para que os adultos nos ajudem na hora da imunização segurando seus cães. A nossa equipe estará passando em todos os sítios, em todas as fazendas, nas chácaras e vamos cobrir 100% da nossa área rural com a vacina”, ressaltou Samuel.
Dona Andreia Márcia da Silva, falou sobre a importância deste trabalho da Vigilância. “Este trabalho da equipe da Vigilância é bom, e ajuda bastante a gente não ter que se deslocar do local com os animais. E é bom eles virem aqui em casa para imunizar os animais ainda mais agora com o Covid. Sem falar que a gente tem criança em casa, e é uma segurança ter os animais todos vacinados para evitar pegar alguma doença”, concluiu Andreia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário