Limpurb promove curso de capacitação para equipes que realizam poda e corte de árvores

A iniciativa tratará sobre o manejo, tipo de técnicas, ferramentas e materiais adequados.
Com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental urbana e a prestação de serviço à população, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) promoverá no próximo sábado (28) um curso de capacitação para suas equipes de poda e corte de árvores. A qualificação será realizada por meio da coordenadoria de Limpeza Pública, responsável pelo gerenciamento das atividades na cidade. Segundo o coordenador Valmir Molina, o curso ofertará orientações profissionais que subsidiarão as ações às quatro equipes que atuam diretamente nesse trabalho, atendendo as quatro regiões. A qualificação será ministrada por José Carlos Miranda de Andrade, que é biólogo, técnico em engenharia de segurança do trabalho, e também possui MBA em Gestão Auditoria e Perícia Ambiental.
“A poda e até mesmo o corte de árvores são ações estratégicas executadas para garantir a harmonização dinâmica entre os elementos construídos e os naturais. Sendo assim, é de extrema importância promover esse tipo de iniciativa, contemplando nossos servidores. O curso abordará informações sobre o manejo, tipo de técnicas, ferramentas e materiais adequados, com especial atenção à questão de segurança”, explica Molina.
O diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, destaca que, mensalmente, são realizados uma média de 100 procedimentos de corte e poda de árvores. As atividades são feitas por meio de pedidos feitos pelos presidentes das Associações de Moradores e também seguindo indicações apresentadas por vereadores. Os serviços são efetuados seguindo o que determina a Lei Complementar nº 004/1992 e Decreto Municipal nº 5.144/2012.
Dessa forma, são alcançadas pela ação da Prefeitura de Cuiabá apenas a vegetação situada em espaços públicos como, por exemplo, praças, parques, calçadas e canteiros centrais das ruas e avenidas. Ainda conforme Vanderlúcio, o corte consiste no processo de retirada completa da árvore, por meio de motosserra e similares. Já a poda, trata-se do corte de galhos em função de diversos fatores.
“Esses são serviços diários, que seguem a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de cuidar e melhorar o visual da nossa cidade. No entanto, a poda ou corte de árvores não é só uma questão de embelezamento. São importantes também a segurança, evitando quedas e acidentes, são importantes, inclusive, para a própria saúde da planta. Por isso, esse curso é fundamental para a qualidade do trabalho”, pontua o diretor-presidente.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários