ANCESTRALIDADE: Espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31)

O projeto, contemplado no edital MT Nascentes, nasceu na comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães. O espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31.07), às 19h30, com apresentação presencial na comunidade onde o grupo Elementares do Quilombo nasceu, a Lagoinha de Baixo na Chácara Ouro Verde, em Chapada dos Guimarães. Serão 30 lugares, dos quais 20 serão destinados aos moradores da comunidade e 10 para o público externo.
O espetáculo é a segunda obra do grupo Elementares do Quilombo. O projeto foi contemplado no edital MT Nascentes, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e teve por objetivo a montagem da obra e a continuidade da formação artística do grupo.
O grupo fará outras três apresentações. No domingo (01.08), às 20h, a apresentação será online com transmissão pelo canal Elementares do Quilombo no Youtube. No dia 07 de agosto (sábado), às 19h30, a apresentação será presencial no Espaço Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães. E a última apresentação será no dia 20 de agosto (domingo), às 20h, com transmissão pelo Youtube.
O espetáculo multimídia conta com direção de Oz Ferreira e coreografia de Tatiana Reis, e aborda de forma poética aspectos da diáspora africana por meio das manifestações culturais encontradas na comunidade, contemplando aspectos como danças, lutas, modos de vida, práticas religiosas, formas de organização política e suas reverberações. A pesquisa para criação da obra iniciou de forma independente em agosto de 2019.
Além da circulação do espetáculo o projeto contemplou outras duas fases: residências artísticas e ateliê de criação. As ações ocorreram concomitantemente, e parte delas virtualmente, aberta a artistas convidados. “Essas etapas foram importantes para o processo de qualificação artística do grupo, pois ajudaram a alcançar o objetivo principal, que é o resgate cultural das comunidades quilombolas”, pontua a proponente do projeto, Tatiana Reis.
O elenco é composto pelas bailarinas Tatiana Reis, Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz e Grazielly Costa. O audiovisual que compõe a obra coreográfica foi gravado na Lagoinha de Baixo e teve apoio de moradores em sua produção, e a participação especial de Cilda Reis de Castro. Também participaram Kamilla Braz, Tarsila Rubira, Ramon Rodrigo da Costa e Camila Viana, que fizeram as residências artísticas oferecidas pelo projeto.
Elementares do Quilombo
O grupo apresenta em forma de dança as forças dos elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. Nasceu em novembro de 2017 na comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, com intuito de preservar a cultura e origem. Desde 2019 o grupo leva seu trabalho para outras partes de Chapada dos Guimarães, se apresentando e oferecendo oficinas de dança em escolas e eventos de comunidades vizinhas, integrando programações como festas regionais, saraus, II Mostra Gigantes de Artes Cênicas [2019], e da programação cultural municipal no Carnaval de 2020.
Agenda
31/07 (sábado) - 19h30
Local: Comunidade Quilombo Lagoinha de Baixo - Chácara Ouro Verde, Chapada dos Guimarães-MT
- Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível
- Reserva e orientações pelo Whatsapp (65) 9960-4166
01/08 (domingo) - 20h
Local: Canal do Youtube do grupo Elementares do Quilombo
- Após a exibição o grupo fará um bate papo pelo Instagram @elementaresdoquilombo
07/08 (sábado) - 19h30
Local: Espaço Aldeia Velha - Rua Guaicurus, 300 - Chapada dos Guimarães-MT
- Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível
- Reservas e orientações pelo Whatsapp (65) 9960-4166
08/08 (domingo) - 20h
Local: Canal do Youtube do grupo Elementares do Quilombo
- Após a exibição o grupo fará um bate papo via Instagram @elementaresdoquilombo
Dayanne Santana/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários