A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação

O XX Simpósio Internacional IHU inicia na sexta-feira, 04 de junho, às 10h, com a palestra do Prof. Dr. Armando Matteo, da Pontifícia Universidade Urbaniana. Ao longo deste ano, outras oito conferências internacionais estão confirmadas. O evento será transmitido online e de forma gratuita.As transformações sociais, econômicas e culturais desde o século XIX impuseram grandes desafios às grandes tradições de pensamento. O advento das instituições da Era Moderna ambiguamente diminuíram e alargaram fronteiras físicas e abstratas, deslocando as grandes religiões para um plano de incerteza. A teologia cristã, sobretudo, viu-se desafiada a repensar seu papel na sociedade. Entre as divisões internas e externas, novas matrizes de compreensão do cristianismo emergiram em sociedades que cada vez menos as consideravam. Se as rápidas reconfigurações do globo no século XX já custaram debates inconclusos e controversos sobre o futuro do cristianismo, a pandemia de covid-19 acentuou o problema para o século XXI.
Diante desta realidade, algumas perguntas se impõem: Como pode o cristianismo constituir-se como referência importante no debate público, em meio a um mundo em transição? Que respostas ele pode oferecer à transição em curso? Que função poderá o cristianismo assumir nos contextos das grandes transformações rumo a um mundo que ainda está por nascer? Quais são os principais desafios da relação entre fé cristã e os diversos contextos socioculturais e sociopolíticos no atual momento histórico? Que transformações se fazem necessárias na forma de se conceber a fé cristã para que sua presença no mundo possa se configurar no modo de “contribuição”? Qual é o sentido do cristianismo hoje? Que contribuições o cristianismo é capaz de oferecer no processo de reconfiguração dos horizontes de sentido da existência humana no mundo em transição hoje?
Para refletir sobre essas questões, com um intenso e plural debate, o Instituto Humanitas Unisinos promove o XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação. Um evento com o propósito de analisar transdisciplinarmente o sentido, os desafios e as possibilidades para o cristianismo, a Igreja, a teologia e fé cristã em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição, um mundo (pós)pandêmico.O XX Simpósio Internacional IHU inicia em 04 de junho e terá palestras mensais ao longo do ano de 2021, de forma virtual e gratuita. Todas as atividades serão transmitidas com a opção bilíngue pela plataforma Zoom, e em português pelo canal IHU Comunica do Youtube, e nas páginas do IHU no Facebook e no Twitter. Para garantir certificação de participação, é necessário realizar inscrição neste link e acompanhar as informações para o registro de presença nos chats das atividades.
Conheça abaixo um pouco mais da programação e dos palestrantes do evento
Armando Matteo
Armando Matteo é professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e recentemente foi nomeado pelo Papa Francisco como subsecretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.
Desde 2019 é editor do Jornal da Universidade Urbaniana. Ele é autor de vários ensaios, incluindo: "Come Strestieri. Por que o cristianismo se tornou estranho aos homens e mulheres de nosso tempo" (2008), "A primeira geração na descrença. A difícil relação dos jovens com a Igreja" (2010), "A fuga dos quarenta anos. A difícil relação das mulheres com a Igreja" (2012), "Todos morrem muito jovens. Como a longevidade está mudando nossas vidas e nossa fé" (2016) e "Todos jovens, sem jovens. As expectativas não cumpridas da primeira geração incrédula" (2018). Seu último livro é Pastoral 4.0: eclissi dell’adulto e trasmissione delle fede alle nuove generazioni” ("Pastoral 4.0: eclipse do adulto e transmissão das fés às novas gerações", em tradução livre, EDB, 2020).
O Prof. Dr. Matteo apresentará a primeira palestra do XX Simpósio Internacional IHU: "Presença fragmentada. O mal-estar pós-moderno do Cristianismo", na sexta-feira, 04 de junho de 2021, às 10h.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Comentários