MAIS INFORMAÇÃO E MODERNIDADE: Prefeitura de Cuiabá lança nova versão de Portal da Transparência em Libras
O conteúdo do site passa também a ser apresentado em um design funcional, amigável e completo. A Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com a Controladoria-Geral Municipal (CGM) lançou nesta semana, uma nova versão do Portal da Transparência, com a inserção do “VLIBRAS”, que é uma ferramenta computacional de código aberto e distribuição livre, que permite traduzir automaticamente conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais -Libras, tornando totalmente acessível o conteúdo do Portal, às pessoas com deficiência. Dessa forma a Prefeitura de Cuiabá, de transpõe as barreiras de acesso às informações e o direito de exercer a cidadania e o controle social, que é direito de todos.
O prefeito Emanuel Pinheiro, comemorou a nova versão do Portal, que otimiza e amplia o acesso à informação. “É muito importante frisar que a transparência e controle social possuem um caráter preventivo, eles inibem a ocorrência de desvios e malversação de recursos, fortalecem a gestão pública e contribuem para o bom funcionamento e eficiência dos órgãos. Isso sempre foi tratado como prioridade pela nossa administração municipal”.
A controladora-geral Mariana Cristina Ribeiro ressaltou que a projeção da inclusão da nova versão do Portal da Transparência está pautada conforme a gestão humanizada, ao qual o prefeito sempre levantou como bandeira. De acordo com ela a necessidade dessa atualização mais moderna era um de seus anseios.
"Estamos sempre alinhados à uma das principais características da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, que é a gestão humanizada, e assim tudo que fazemos, está pautado nisso. E quando cheguei na Controladoria logo vi que faltava esse acesso às pessoas com deficiência no Portal da Transparência, e de pronto me reuni com a Diretora de Transparência, Erika Vieira e solicitei que fosse criado mecanismos de acessibilidade no nosso Portal. E a partir de agora nosso Portal está mais democrático e acessível, para que todas as pessoas indistintamente, possam exercer o controle social e a cidadania. Mas vamos melhorar ainda mais. Não paramos por ai."
O conteúdo do site passa também a ser apresentado em um design funcional, amigável e completo, que através das visões gráficas e tabelas que permitem a melhor compreensão e análise das informações. Além disso, os dados são disponibilizados em formato aberto, ou seja, podem ser acessados por qualquer pessoa livremente e permite downloads de relatórios.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Comentários
Postar um comentário