Chocolate causa acne? Desvende esse mistério

Dizer para as crianças que elas vão ter espinhas se comerem muito chocolate é uma forma de incentivá-las a pegar leve com o alimento – mas, é verdade? Quando se trata de ovos de Páscoa, então, é ainda mais difícil resistir – seja criança ou adulto. Aliás, é bem provável que você tenha se aproximado dessas guloseimas nos últimos dias. Então, nada melhor do que entender um pouco mais sobre o assunto.
Quando se trata de dieta alimentar, vários estudos sugerem que alimentos com alto índice glicêmico (ricos em carboidratos refinados e açúcar) e laticínios são ruins para a pele propensa à acne. Isto, pois esses alimentos causam um aumento no açúcar no sangue, o que aumenta a produção de insulina (um fator de crescimento semelhante à insulina e hormônios conhecidos como andrógenos) – resultando em mais produção de sebo. E o sebo é uma substância oleosa secretada pelas glândulas sebáceas que preservam a pele úmida. Ao produzir muito sebo, o óleo pode se combinar com as células mortas da pele e ficar preso nos poros – o que, por sua vez, leva a cravos e espinhas. Picos de insulina também podem piorar condições como a rosácea devido ao aumento da resposta inflamatória do corpo.
Curiosamente, os flavonoides do cacau possuem ação anti-inflamatória, um suposto benefício para a pele. No caso do chocolate amargo, ele também apresenta manteiga de cacau, que consiste em gorduras conhecidas como ácido oleico e ácido esteárico. De acordo com pesquisas, o ácido oleico influencia o entupimento dos poros.
Claro que o fato de que a ciência não mostrou, até agora, de forma conclusiva que o chocolate – puro ou impuro, em forma de barra ou ovo – possa causar acne, é improvável que isso impeça os adultos de usarem a ameaça de manchas na pele para tentar retardar o consumo do alimento pelos seus filhos.
Para além disso, vale lembrar que vários fatores contribuem para a prevalência da acne. Entre eles, constam histórico familiar, idade e, possivelmente, níveis de estresse. Tanto que se você ficar estressado avaliando se come ou não chocolate, pode ficar com uma espinha. Afinal, o próprio estresse agrava a acne. Mas, de preferência, opte por comer chocolate em pequenas doses, ok?
Karin Krause Boneti é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora clínica da Frémissant

Comentários