Congresso se ilumina de verde por campanha de conscientização sobre neuromielite óptica

Doença de causa ainda desconhecida reduz a visão e provoca dificuldade nos movimentos, além de outras alterações. O Congresso Nacional está iluminado na cor verde nesta semana em apoio à campanha de conscientização sobre a neuromielite óptica – doença rara que causa inflamação no nervo ótico e na medula espinhal, também conhecida como doença de Devic. A iluminação especial continua até domingo (28).
A neuromielite óptica é uma doença inflamatória que ocasiona redução da visão e dificuldade para andar, dormência nos braços e nas pernas e alterações do controle da urina e do intestino. Ela já foi considerada uma variante de esclerose múltipla, mas hoje é classificada como uma doença à parte.
De causa ainda desconhecida, afeta pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em mulheres de meia idade. Em muitos casos, a pessoa acometida pela enfermidade torna-se incapacitada de realizar atividades simples, provocando problemas de ordem emocional, social e financeira. Apesar de incurável, a neuromielite óptica já dispõe de tratamento para evitar o agravamento das inflamações.
Um projeto de lei, em análise no Senado, institui o dia 27 de março como dia de conscientização sobre a enfermidade.
Da Redação/Caminho Político
Foto: Pablo Valadares
@CaminhoPolitico

Comentários