Secretaria de Obras não recolhe mais entulhos provenientes de construção civil

A pasta irá recolher apenas entulhos de jardinagem e de móveis descartados durante os dois mutirões da limpeza, fora isso apenas o lixo doméstico será recolhido.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos do Município de Vera comunica a toda à população que a partir desta segunda-feira (07), não estará mais recolhendo o lixo e entulhos provenientes de construção civil. A pasta realiza o recolhimento dos mesmos quando o entulho atrapalhava o trânsito, ou durante os mutirões da limpeza realizados pela Secretaria duas vezes ao ano, e devido a não haver uma empresa no município que fizesse o trabalho de recolhimento dos entulhos.
O secretário de Obras Edson Bormann, explicou porque os entulhos não serão mais recolhidos pelos servidores da Secretaria. “A secretaria todo ano faz dois mutirões, sendo um no início e outro no término da chuvarada, e neste ano a população não colaborou conosco. A gente fez o mutirão e os lixos, os entulhos continuam na cidade. A população não está fazendo a parte dela, e a partir desta segunda-feira a Prefeitura não tira mais nada de entulho. Um empresário montou um disk entulho na cidade e a partir de agora a população deve estar procurando a empresa para retirar os entulhos, porque nós não vamos mais tirar”, destacou o chefe da pasta.
Ele explicou que nem nos mutirões a prefeitura deveria recolher entulhos provenientes de construção civil, pois os mutirões são feitos para recolher outros tipos de lixo e entulhos. “Bem lembrado os dois mutirões que a Prefeitura faz não são para tirar entulho de construção. São feitos para retirar entulhos de mato que a pessoa carpe no terreno, galhos de poda de árvores, descarte de móveis como sofá, guarda-roupas velhos, geladeiras, é para isso. E não para ficar retirando entulhos de restos de construção. E a partir desta segunda, não vamos retirar mais este tipo de material”, expôs Edson.
Edson falou também sobre a fiscalização estar sendo mais rígida. “A fiscalização através do departamento de tributos, vai notificar e multar. E não adianta pedir para dar mais tempo que vai procurar a Secretaria de Obras, que isso não será mais possível. Porque nós estamos deixando de fazer um trabalho que venha a contemplar toda a população, para estar colaborando com uma pessoa. Então não vamos mais estar fazendo este tipo de trabalho. E a fiscalização vai ser rígida a partir de hoje. Vai ser dado prazo de 5 dias para que os proprietários façam a limpeza e a partir daí se não limparem serão multados. Vamos recolher apenas os entulhos que forem produzidos pelos trabalhos realizados pela secretaria. A desculpa é que não havia uma empresa na cidade que fazia este trabalho, mas hoje tem”, reiterou.
Edson Bormann finalizou salientando sobre os dias que a secretaria recolhe outros tipos de lixo durante a semana. “Vamos continuar todas as quintas e sextas retirando o lixo que é ensacado que são folhas que a população junta durante a semana e coloca lá para tirar. Mas a equipe só vai retirar o que estiver dentro de saco plástico ou do bege desde que não seja com terra pesado, porque não vai máquina, vão apenas dois servidores e o caminhão. Então irão recolher apenas aquilo que for leve e estiver ensacado”, concluiu o secretário de Obras.
Assessoria/Caminho Político
@CaminhoPolitico

Comentários