Empresários investem no segmento de beleza e apostam no crescimento, mesmo em tempo de pandemia

Empreender é uma atividade que exige muito conhecimento, habilidade e dedicação, mas abrir um negócio em meio a uma pandemia é para quem tem muita coragem, e acredita no potencial da equipe. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae evidenciou as dificuldades no primeiro ano de atividade, e elas são: Falta de clientes (16%); Falta de capital (16%); Falta de conhecimento (12%).
Mesmo com essas estatísticas, os empresários Marcelo Martins e Anderson Oliveira abriram as portas do Joy Studio de Beleza e Spa, em setembro deste ano.
O salão, localizado no bairro Duque de Caxias, na capital mato-grossense, conta com uma equipe formada por 10 profissionais, e realiza desde serviços básicos como pé e mão, corte, tintura, e massagens até procedimentos estéticos como harmonização facial. Como surgiu a ideia de inaugurar o Joy, principalmente neste período de pandemia, no qual por muitos meses os salões de beleza foram obrigados a permanecer fechados, devido ao isolamento social?
“Sempre quis investir na área de alimentação ou de beleza e, no início do ano, surgiu a oportunidade do negócio. Queríamos construir uma nova marca, diferente da habitual (do preto e branco) e daí surgiu a JOY, que remete à alegria, diversão...uma nova experiência dentro de um espaço de beleza. Houve o impacto da pandemia, mas tínhamos dois caminhos a escolher, ficar onde estávamos ou investir e trazer uma ideia de espaço de beleza diferenciado, no atendimento e também no relacionamento com os profissionais que compõe o Joy Studio”, afirma Marcelo.
“Escolhemos em não ficarmos parados e, sim, investir para que quando voltássemos ao ‘novo’ normal, tenhamos um espaço inovador e uma nova marca para sermos reconhecidos pelos nossos clientes, pelos nossos colaboradores e parceiros”, complementa Anderson.
A maior preocupação é com a biossegurança para garantir a saúde dos colaboradores e clientes. Quais os cuidados que estão sendo tomados para evitar a Covid-19?
“Em um espaço de beleza realmente profissional, não deveria ser tão complicado implementar medidas de segurança, pois já existem legislações e práticas sanitárias que são aplicadas com pandemia ou não. Há em nossa diretoria um membro que é consultor renomado na área de biossegurança e boas práticas nas áreas de certificação e acreditação de empresas. Com isso a adequação do espaço e implementação dos procedimentos de segurança em sua maioria já estavam implementados, e foram incrementados alguns novos procedimentos trazidos pelos decretos municipal, estadual, além de protocolos e estudos validados por instituições e consultorias de referência no Brasil, Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde). Paralelamente, ministrou-se treinamentos e acompanhamento de implementação das práticas junto aos colaboradores e profissionais que fazem parte do Joy Studio”, pontua Anderson.
O segmento teve que se reinventar para poder permanecer aberto, como foi na Joy?
“As atividades do segmento de beleza são realizadas essencialmente de forma presencial, configurando-se como atividades de muito contato. Durante este ano, vários momentos impuseram fechamentos e suspensão das atividades. Além disso, mesmo com a liberação de abertura, muitos clientes sentiam-se inseguros para ir ao salão. Inicialmente, realizou-se atendimentos em domicílio e em horários especiais, com atendimento personalizado. Dessa forma, os frequeses foram retornando, ao mesmo tempo em que se intensificou os procedimentos  de segurança, e treinamento da equipe para atendê-los”, afirma Anderson.
Para Marcelo, “o Joy Studio investiu em estratégias de marketing e divulgação. Fizemos um esforço, na qual a comunicação era individual, cliente a cliente. Com isso acabamos conhecendo a rotina e os acontecimentos familiares dos usuários de nossos serviços, tornando o relacionamento bastante estreito e, às vezes até mesmo com momentos de descontração e confidencias entre nós e os nossos frequeses. Esse relacionamento nos proporcionou confiança e, pouco a pouco fomos demonstrando a eles que podiam frequentar o Joy Studio de maneira segura e agradável”.
Estratégias de marketing e de vendas foram pontos decisivos para a manutenção do negócio?
“Sim. Contratamos uma assessoria de imprensa e consultoria de imagem do salão e apostamos nas mídias sociais, com fotos e vídeos apresentando o trabalho da nossa equipe, além de influencers, que trabalham com o marketing de atração”, revela Anderson.
Além do fator econômico, existe também o psicológico que deve ser trabalhado, tanto com os colaboradores, quanto com os clientes. Como vocês lidam com essa situação?
Segundo Anderson, “A Covid-19 gerou uma instabilidade para os colaboradores, pois a maioria dos profissionais que atuam em salões de beleza e estética, não é um funcionário da empresa e sim um parceiro, e o seu ganho é referente ao número de atendimentos que realizam. Com o fechamento e as restrições, muitos não conseguiram atender e tiveram sua renda reduzida drasticamente, muitos tiveram que recorrer ao auxílio emergencial do Governo Federal”.
Para Marcelo, o maior impacto foi o psicológico. “Alguns profissionais tiveram que se reinventar, por exemplo, quem trabalhava com produção e maquiagem, teve que se dedicar a outros procedimentos. Fizemos todo o possível para auxiliá-los nessa descoberta de como se reinventar e também fornecer um suporte financeiro. Do lado do cliente, havia muita insegurança sobre “pegar a Covid”. Assim, foi necessário demostrar que tínhamos um ambiente seguro, que estávamos cumprindo todas as normas de prevenção e segurança”.
Por que resolveram investir no segmento da beleza?
“Como disse anteriormente sempre quisemos investir na área de alimentação ou beleza, por ter estudado e participado como consultor de vários tipos de empresas. Observava que essas áreas independente de crises e dificuldades, desde  que bem administradas, são áreas que sempre mantêm um percentual de consumo. Essas áreas,  quando impactadas reagem mais rapidamente economicamente, porém, isso só ocorre, quando  se tem uma boa gestão administrativa e  financeira juntamente com gestão de pessoas, pois esses são essenciais em qualquer ramo de negócio”, finaliza Marcelo.
O Joy Studio de Beleza e Spa está localizado na rua General Amilcar Magalhães, 49, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá-MT. O telefone para contato é (65) 3359-6987, instagram: @joy.studio.bs.

Comentários