Consumidores podem registrar suas demandas pela internet. Inclusão da concessionária é uma conquista para o Procon e para a população. A concessionária de água e esgoto da Capital, “Águas Cuiabá”, está na plataforma de reclamação on-line www.consumidor.gov.br . A partir de agora, os consumidores já podem registrar reclamações relacionadas à empresa diretamente pela internet, sem precisar sair de casa. Atualmente, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), 80% das demandas registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem as reclamações dos consumidores em um prazo médio de sete dias. O sistema não interfere na atuação do Procon-MT e do Procon Municipal de Cuiabá, que continuam com o serviço de registro de reclamações presencial. O www.consumidor.gov.br é uma opção a mais para o cidadão e uma facilidade, já que é possível registrar a reclamação nos sete dias da semana e a qualquer hora do dia, explica o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Edmundo Taques.
De acordo com o secretário, há algum tempo, já que a equipe do Procon Estadual tem negociado com a concessionária a inclusão da “Águas Cuiabá” no www.consumidor.gov.br .
“Foram realizadas diversas reuniões entre representantes dos dois órgãos, com esse objetivo. Essa é uma conquista importante para toda a população de Capital, pois a área ‘Água e Esgoto’ é uma das mais demandadas no Procon-MT”, salienta.
Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde ao atendimento presencial realizado no Procon, a área "Serviços Essenciais” é a mais reclamada pela população, sendo que o assunto “Água e Esgoto” é o segundo com mais demandas, perdendo apenas para o assunto “Energia Elétrica”. No ranking do mês de março de 2020, por exemplo, foram registradas 223 reclamações sobre o fornecimento de água e esgoto. Deste total, 215 são contra a concessionária “Águas Cuiabá”.
Consumidor.gov.br
Disponível aos brasileiros desde junho de 2014, o www.consumidor.gov.br proporciona a interlocução direta, rápida e sem burocracia entre consumidores e fornecedores. A ferramenta é monitorada pela Senacon, do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. A participação das empresas é voluntária e somente é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.
Saiba mais sobre o consumidor.gov.br e como fazer suas reclamações on-line clicando aqui.
Caroline Lanhi/José Augusto Corrêa/ Beatriz dos Passos
Assessoria/Caminho Político
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