Morador da capital sul-matogrossense pode assistir à programação da emissora pelo canal 15.A Rede Legislativa de TV inaugurou mais um sistema de transmissão, desta vez em Campina Grande (PB). Com isso, chega a 52 o número de transmissores que levam os sinais abertos da TV Câmara, da TV Senado e demais emissoras legislativas para mais de 300 municípios e regiões metropolitanas do País, metade da população brasileira. A inauguração do sinal em Campina Grande foi possível por intermédio de uma parceria da Câmara dos Deputados com a Assembleia Legislativa da Paraíba, que ficou responsável pela operação. O sinal chega a 12 municípios e atinge 500 mil habitantes. A Rede Legislativa, uma iniciativa da Câmara, foi criada em 2012 como maneira de viabilizar a transmissão do sinal aberto das emissoras legislativas por meio da tecnologia de TV digital.
Isso é possível porque a Câmara e o Senado compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades, uma vez que a TV digital tem o recurso da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes.
Na Paraíba, a Assembleia Legislativa arca com o custeio da operação e, com isso, a população pode assistir em canal aberto a TV Câmara, a TV Senado e a TV Assembleia. Em Campina Grande, a TV da Câmara Municipal local também fará parte da rede, transmissão prevista para o início de 2020.
Cronograma
Além de Campina Grande, na Paraíba o sinal das emissoras legislativas já é transmitido em João Pessoa e Patos. As próximas cidades serão Matureia, Souza e Cajazeiras.
“O próximo passo na Paraíba é levar o sinal da TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e das próprias câmaras municipais para todo o interior do estado”, disse a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel.
Transparência
A inauguração do sinal ocorre no mês em que Campina Grande comemora 155 anos de emancipação política, o que foi destacado pela presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ivonete Ludgerio .
Para ela, o sinal de TV aberto vai permitir que a população acompanhe de perto o trabalho dos parlamentares. “A população vai ver que o Legislativo, tanto estadual como municipal, tem compromisso com as cidades e o estado.”
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, foi na mesma linha. “A transmissão é fundamental para que o povo de Campina Grande possa acompanhar os nossos trabalhos na Assembleia”, disse.
O morador de Campina Grande pode assistir às emissoras da Rede Legislativa, em sinal aberto, pelo canal 15.
Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcelo Oliveira
Caminho Político
Comentários
Postar um comentário