Na véspera da comemoração do Dia do Jornalista, a Praça Vladimir Herzog vai ganhar uma escultura em homenagem a esses profissionais. O monumento, uma réplica em tamanho grande do troféu Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, criado pelo artista plástico Elifas Andreato, será inaugurado neste sábado, a partir das 10h. A praça fica na rua Santo Antônio, 22, próximo ao Terminal Bandeira e ao metrô Anhangabaú, e foi inaugurada em 2013, como parte das iniciativas ligadas à Comissão Municipal da Verdade. No local, existem mais duas obras de Andreato: a estátua Vlado Vitorioso e um mosaico produzido por crianças do Projeto Âncora a partir da obra "25 de outubro".
A nova estátua foi viabilizada com apoio da vereadora Soninha Francine. O Prêmio Vladimir Herzog é outorgado desde 1979 aos profissionais de imprensa que se destacam em matérias ligadas à anistia e aos direitos humanos.
O Dia dos Jornalistas é comemorado em 7 de abril. A data foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em 1830.
Fotomontagem de Elifas Andreato
Comentários
Postar um comentário