"Educação e Civismo: Prefeita acompanha momento cívico na escola municipal Paulo Freire"

Os atos cívicos acontecem uma vez por mês em todas as escolas do município.Na manhã desta segunda-feira (18) a prefeita Lucimar Sacre de Campos participou de mais um momento cívico na escola municipal Paulo Freire. Com a participação de professores, pais presentes, alunos a prefeita ressaltou o imenso prazer de fazer parte destes momentos nas escolas. A escola municipal atende cerca de 400 alunos entre o 6º ano ao 9º ano, e desenvolve o projeto Escola em Tempo Ampliado. “Hoje acontece os atos cívicos em todas as escolas do nosso município. Nosso objetivo maior é fazer com que os estudantes aprendam a cantar os hinos, Nacional, do Estado de Mato Grosso e de Várzea Grande, além de servir como demonstração de amor e respeito à pátria e ao município, o que valoriza a terra natal. Geralmente os momentos cívicos acontecem nas grandes celebrações como exemplo da Independência do país, no dia 07 de setembro. Mas nas escolas municipais já é uma prática mensal”, disse a prefeita.
Para o diretor Cícero Batista de Carvalho, é importante a participação da prefeita neste momento cívico, por que é sempre bom contar a história do Brasil aos alunos e vivenciar o momento cívico cantando hinos. “Quero parabenizar os alunos pela execução dos hinos, e aos pais pela participação nos eventos escolares, salientando que a escola é a extensão da comunidade. Fazemos a diferença quando abrimos a porta da escola para a comunidade e pais para participarem dos eventos escolares, o que contribui e muito na melhoria da convivência familiar dos alunos, porque a escola busca fortalecer os vínculos familiares”, afirmou.
Em seguida ao ato, a prefeita visitou as instalações da escola, entrou nas salas de aulas, e dialogou com os alunos, sobre os projetos educacionais que fortalecem a permanência dos alunos dentro da escola. A prefeita explicou sobre o Plano de Ação para o ano de 2019 que será desenvolvido nas escolas municipais com a Escola Evolutiva, na Construção da Excelência, que vai contribuir para melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar.
“Vamos este ano desenvolver vários projetos onde todas as escolas igualmente vão desenvolver, unificando, incentivando e estimulando o prazer e o interesse pelo aprendizado. Vamos promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Este ano de 2019 é um ano especial, vamos buscar a excelência do ensino público municipal, utilizando também as práticas integrativas como os festivais de música, dança, esporte, e olimpíadas ”, ressaltou a prefeita.
O pai de aluno, senhor Gabriel José de Pinho Faustino, lembrou que quando estudava havia na grade curricular das escolas a disciplina Educação Moral e Cívica, onde eram trabalhados os hinos brasileiros, as armas nacionais, os órgãos mais importantes do Governo Federal e Estadual, e municipal dentre outros assuntos ligados ao civismo. “Com isso, tínhamos um grande respeito ligado às questões do país e do município, onde estudávamos com os conteúdos no sentido de valorizar a nossa terra. E hoje nas escolas municipais de Várzea Grande estes atos me remetem ao passado, e é com muito orgulho que tenho, meu filho estudando nesta escola que valoriza a pátria em que vivemos. Estes atos devem ser intensificados. Várzea Grande está de parabéns”, disse ele.
Na sequência, a prefeita visitou também a escola Municipal de Educação Básica, professora Maria das Graças Pinto, que atende cerca de 500 alunos do 1º ao 3º ano, além de 98 alunos no período noturno do projeto Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Da Redação

Comentários