"Waldez Góes toma posse para o 4º mandato de governador do AP e fala em 'eficiência nos gastos'"

Waldez após receber a faixa de governador do Amapá — Foto: John Pacheco/G1Cerimônia também empossou o vice-governador eleito Jaime Nunes. O governador reeleito do Amapá, Waldez Góes (PDT), e o vice-governador eleito Jaime Nunes (PROS), foram empossados nas primeiras horas desta terça-feira (1º), primeiro dia do ano, para assumirem o mandato no período 2019-2012. A cerimônia, que iniciou por volta de 0h30 (hora local), aconteceu na sede do Sebrae, na Zona Central de Macapá. Waldez vai iniciar o quarto mandato como chefe do Executivo amapaense e Jaime Nunes assumirá o primeiro cargo público. A solenidade de posse foi acompanhada por mais de 500 pessoas, entre familiares, políticos, imprensa, organização e convidados.A posse foi feita pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alap), comandada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Kaká Barbosa, e pelas deputadas Edna Auzier e Roseli Matos, 1ª e 2ª secretárias.
Com 12 anos como chefe do Executivo, ele já é o governador com mais tempo de mandato depois que o estado deixou de ser Território Federal.
Governador reeleito assinando o termo de posse  — Foto: John Pacheco/G1A cerimônia iniciou com a composição da mesa e a execução do Hino Nacional Brasileiro e da Canção do Amapá. Em seguida, Waldez fez o juramento, assinou o termo de posse e recebeu a faixa das mãos do neto Gabriel. Logo depois, Jaime Nunes fez o juramento.
No discurso de posse, Waldez relembrou que encarou uma forte crise financeira no último mandato, impactando principalmente nos valores repassados pelo Governo Federal. Para a próxima gestão, disse que manterá a cautela na aplicação dos recursos.
"Estou otimista, mas cauteloso. Mas é um otimismo e pisar no acelerador, sobretudo a questão fiscal, inclusive com decreto sendo publicado pedindo uma série de providências aos meus colaboradores, de contenção de despesas, de diminuição de cargos de confiança e contratos administrativos, rever contratos e melhorar a eficiência do estado nos gastos públicos", declarou.Para os primeiros dias do novo mandato, Waldez anunciou a reforma administrativa e pretende manter as promessas de governo com foco prioritário nas ações para saúde, educação e segurança pública. Disse ainda que se sente "renovado" para entrar no 13ª ano como governador."A pessoa é a mesma, o cidadão Waldez é o mesmo, mas o governo tem que ser diferente. Não fui reeleito para fazer o mais do mesmo. Temos que aprimorar a nossa gestão publica. Enfrentamos um período desafiador no Amapá para trabalhadores, servidores e agentes públicos", falou.
"Os serviços públicos de saúde, educação e segurança sempre serão colocados na lista de grandes prioridades do país e dos outros estados. Precisamos gerar oportunidades, e pra isso precisamos de dinheiro, mas só fazemos isso com a economia retomada", reiterou Waldez.Empresário do setor de alimentos, logística e comunicação, Jaime Nunes acredita no potencial industrial do estado, com o incentivo de pequenas e grandes empresas com o objetivo de gerar e emprego e expandir o potencial do estado em diversas áreas.
Tenho certeza que a grande experiência do governador Waldez com a experiência nossa, esse resultado será o melhor possível para a sociedade amapaense. Vamos realmente disponibilizar toda a nossa trajetória de vida, com o princípio do desenvolvimento econômico do estado, gerando mais emprego, proporcionando vida melhor para as famílias e fortalcendo acima de tudo o estado na economia", completou Nunes.Histórico
Waldez após fazer o juramento na Mesa Diretora da Alap — Foto: John Pacheco/G1Antônio Waldez Góes da Silva, de 57 anos, é servidor público e afiliado ao PDT desde 1989. Disputou pela primeira vez um cargo em 1990, sendo o deputado estadual mais votado naquela disputa. Foi reeleito em 1994. Em 2002, na segunda tentativa, foi eleito governador do Amapá.
Após ser reeleito em 2006 para o Executivo, deixou o posto para concorrer ao Senado em 2010, não vencendo. Candidatou-se em 2014 e foi escolhido pela terceira vez para o governo do Amapá.
Nascido em Gurupá, no Pará, em 29 de outubro de 1961, ele é o mais novo dos 16 irmãos, filhos do seringueiro Otacílio Silva e da dona de casa Isaura Góes. Waldez foi reeleito e vai ocupar pela quarta vez a cadeira de governador no Palácio do Setentrião.
Ele é o quinto governador eleito desde que o Amapá deixou de ser Território Federal. Os mandatos anteriores foram entre 2003 e 2010.
No último ano do segundo mandato, em abril, Waldez deixou o posto para concorrer ao Senado. Durante a campanha na disputa ao Congresso Nacional, ele chegou a ser preso pela Polícia Federal, na operação Mãos Limpas. Ficou cerca de dez dias encarcerado em Brasília
Ele foi detido com a esposa Marília Góes e o então governador Pedro Paulo Dias. Foi a primeira vez que um ex-governador e atual governador foram presos no Amapá. Eles foram acusados de desviar dinheiro público federal. Ele perdeu as eleições de 2010.
John Pacheco

Comentários