Estão concorrendo desenhos, vídeos e redações produzidas por alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Um total de 69 trabalhos foram inscritos no concurso do projeto Água para o Futuro. Os trabalhos, nas categorias desenho, vídeo e redação foram produzidos por alunos matriculados na rede pública municipal de Educação, nos 1º, 2º e 3º ciclos das modalidades de Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O concurso, que está sendo realizado pela primeira vez, tem como tema ‘A importância das nascentes de Cuiabá’. O assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP), da SME, Bruno da Silva Pinto explicou que a adesão à iniciativa é uma escolha de cada unidade educacional. “O projeto foi oferecido a 89 unidades da rede pública municipal de educação, inclusive àquelas que ainda oferecem o terceiro ciclo (a partir do 7º ano). O resultado foi significativo, com a adesão de 50% das unidades”, avaliou Bruno da Silva.
Estarão concorrendo: 41 trabalhos na modalidade de desenho, 23 em vídeo (2º ciclo), quatro de redação e um em vídeo, produzido por alunos da EJA.
Nesta fase do concurso os trabalhos inscritos serão selecionados por equipes pedagógicas das unidades escolares, juntamente com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Premiação
Alunos e as unidades de ensino serão premiados. Entre os prêmios estão bicicletas, tablets, smartphones, kits pedagógicos e computadores. Ao todo, serão distribuídos mais de 15 mil reais em prêmios.
O resultado final do concurso será divulgado no dia 09 de novembro, às 9h, no auditório do Edifício Sede das Promotorias de Justiça da Capital.
Concurso
O projeto Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada por meio de parcerias com a Prefeitura de Cuiabá e suas secretarias municipais de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Instituto Ação Verde, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Juizado Volante Ambiental (Juvam) e a concessionária Águas Cuiabá.
O objetivo do projeto é fortalecer a educação ambiental no currículo das unidades de ensino da rede municipal de Educação com o enriquecimento de suas práticas pedagógicas, incentivando a comunidade escolar para a construção de uma vida sustentável, focada na importância dos recursos hídricos para a sobrevivência dos seres vivos e do nosso planeta.
Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, o projeto que tem como foco a segurança hídrica e a garantia do abastecimento de água potável na Capital é um importante instrumento de formação de cidadãos conscientes. “Estamos investindo na formação integral dos nossos alunos. Por meio da conscientização ambiental estamos preparando as nossas crianças e jovens para se tornarem cidadãos ativos em relação à necessidade de preservarmos as riquezas hídricas do Município”, salientou o secretário.
Serviço
Concurso de Desenho, Vídeo e Redação do projeto Água para o Futuro
Resultados: 09 de novembro, às 9h, no auditório do Edifício Sede das Promotorias de Justiça da Capital
MARIA BARBANT
Comentários
Postar um comentário