"Últimos preparativos para a 5ª Festa do Leitão no Rolete que acontece nesta terça em Tapurah‏"

Mais de 10 mil pessoas são esperadas na 5ª Edição da Festa do Leitão no Rolete. Os leitões já estão prontos para ser assados por mais de 20 churrasqueiros que vieram do Paraná para assar mais de 150 suínos. O prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz, destaca que o evento tem grande importância social no município. “Essa festa está inserida no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso e é o segundo maior evento de carne suína no Brasil. Uma festa para a família, para o trabalhador, com muitas atrações culturais e que tem como principal foco ajudar a quem precisa”, ressalta o prefeito. Toda a renda é destinada a para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah. A diretora da APAE, Maria Luiza Prestes Pinto explica que, com o recurso arrecadado na festa é utilizada para a conservação e a manutenção da Escola Especial Vida e Esperança, que atende mais de 40 alunos. A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. Dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no ca-lendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor. A Lei 17.146, de 18 de dezembro de 2015, sancionada pelo governador Pedro Taques, é outra iniciativa do deputado Zeca Viana com o objetivo de incentivar a produção de carne suína dentro do Estado.
Para o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, o projeto de lei representa um marco. “Agora os suinocultores têm um dia para chamar de seu. É uma conquista para a categoria e um incentivo para a suinocultura, que tem um grande potencial no estado”, disse.
Histórico
Em 2014, quando foi realizada pela primeira vez a festa, que bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.
Já em 2015, estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas, que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades.
Em 2016, em sua terceira edição, a Festa bateu recorde de público e superou todas as expectativas dos organizadores. Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes. Ao todo, foram cerca de 180 suínos doados pela BRF. Destes, 15 foram servidos para mil pessoas no restaurante da festa.
E no ano passado, em sua 4ª edição o evento foi um sucesso reunindo milhares de pessoas para comemorar o dia do trabalhador e do suinocultor. Foram mais de 150 leitões assados e vendidos.
Para este ano a previsão é de mais de 160 leitões assados.
Maurício Dalepiane

Comentários