"Situação do Comitê Olímpico do Brasil é tema de debate na terça-feira"

A Comissão de Esporte discute nesta terça-feira (21) a situação atual do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o futuro da entidade. “O esporte brasileiro vive um período de turbulência na sua gestão e governança, apesar de todos os resultados positivos e vitoriosos nas últimas décadas”, afirma o deputado João Derly (Rede-RS), que pediu a realização da audiência.

No mês passado, o então presidente do COB Carlos Arthur Nuzman foi preso pela polícia federal acusado de ter intermediado suposta compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Por causa dessas acusações, o Comitê Olímpico Internacional (COI) suspendeu o COB, o que impõe o congelamento de subsídios e pagamentos do COI à entidade brasileira. A decisão não afeta os atletas brasileiros.

João Derly, que foi campeão mundial de judô em 2005 e em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ressalta que é dever da comissão debater formas de melhoria na gestão de recursos e na governança do Comitê Olímpico do Brasil uma vez que há recursos públicos investidos na entidade. 

Confirmados
Foram convidados para participar da discussão, entre outros, o presidente do COB, Paulo Wanderley, diversos atletas olímpicos, treinadores e presidentes das confederações de várias modalidades, como tiro esportivo, badminton, canoagem, ciclismo, futebol, escalada.

Confira aqui a lista completa de convidados

Participação popular
A audiência terá início às 14 horas, no plenário 4.

O evento será interativo e que quiser poderá enviar perguntas, críticas e sugestões pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.



Da Redação – ND
Com informações da Agência Brasil

Comentários