Mais de 4 mil alunos dos 5º e 9º anos de 50 escolas da rede municipal de Cuiabá vão participar da Prova Brasil - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os resultados da prova, realizada a cada dois anos, integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e ajudam gestores a pensar a Educação. As provas vão acontecer entre os dias 23 a 27 com a participação de 3,7 mil alunos do 5º ano e 360, do 9º ano.
Todas as unidades que atendem esses dois anos na área urbana e no campo vão participar avaliação. Este não é o único instrumento de avaliação da Educação. O município já realiza um diagnóstico local, o Simulado – Prova Brasil em Pauta, realizado entre os meses de junho a setembro, e que abrange a preparação dos professores, a fim de enriquecer o seu planejamento, e também os alunos, visando um bom resultado nas avaliações da Prova Brasil. A secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a importância da Prova Brasil e da expectativa para os bons resultados das unidades escolares. Segundo ela, os profissionais da rede municipal têm se empenhado no trabalho com os alunos, incentivando e procurando executar ações que ajudem no desempenho escolar e, consequentemente, na melhoria da proficiência dos alunos, elevando os índices do Ideb, tanto nos anos iniciais como nos finais. Os resultados positivos do trabalho que vêm sendo realizado nos últimos dois anos (2016 e 2017), a partir da divulgação dos índices do Ideb de 2015, já podem ser sentidos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Cuiabá de acordo com a última avaliação (em 2015) foi de 5.5, acima da meta estipulada pelo MEC para o município, de 5.0. Entre as escolas, a EMEB Ana Tereza Arcos Krause atingiu na última avaliação 6.8; a EMEB Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, 6.3 e a EMEB Madre Marta Cerutti, 6.2. Apesar de parcial, o resultado do Simulado 2017, já aponta um crescimento dos índices dessas escolas. Para os gestores o diagnóstico da educação básica, resultante dessas avaliações é uma ferramenta importante para o alinhamento das políticas pedagógicas . “A partir desses resultados e das informações do Saeb, podemos definir ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação, por meio da correção de distorções e direcionamento de recursos técnicos e investimentos nas áreas identificadas como prioritárias”, destacou a Secretária adjunta. Esses dados, após tabulados, ficam disponíveis para que toda a sociedade possa acompanhar o desempenho das escolas .
Prova Brasil
A Prova Brasil avalia as proficiências em português (com foco em leitura) e matemática (com foco na resolução de problemas), dos alunos do 5º e do 9º ano. Tanto a Prova Brasil como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações diagnósticas, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. O resultado da Prova Brasil 2017, será divulgado no segundo semestre de 2018.
MARIA BARBANT
Jorge Pinho
Comentários
Postar um comentário