"Comissão de Relações Exteriores quer aprofundar agenda de cooperação com Portugal"

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional pretende aprofundar a agenda de cooperação com Portugal, conforme ficou acertado entre a presidente do colegiado, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), e o embaixador português no Brasil, Jorge Cabral, que se reuniram nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados.
Benjamin Sepulveda
Relações Exteriores - Deputados Otavio Leite (PSDB-RJ), Luiz Sérgio (PT-RR), Bruna Furlan (PSDB-SP) e o embaixador de Portugal, Jorge Cabral
Bruna Furlan (C) quer conhecer detalhes da política portuguesa de proteção de dados na internet
Furlan destacou a importância desse relacionamento bilateral, que, de acordo com ele, já funciona muito bem no campo da defesa. “Temos muito orgulho da nossa indústria, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência dos seus projetos e produtos, como o KC-390, muito conhecido em Portugal”, afirmou.
Cabral destacou ainda o fortalecimento dos entendimentos entre as duas nações na educação e revelou que oito mil brasileiros estudam atualmente naquele país.
“Apenas em São Paulo, todos os meses cerca de 840 brasileiros obtêm a nacionalidade portuguesa. Precisamos, agora, intensificar o relacionamento no âmbito dos parlamentos para que a agenda bilateral avance de forma rápida e consolidada”, acrescentou.
Intercâmbio de experiências
A deputada também se mostrou interessada em conhecer detalhes da política portuguesa de proteção de dados dos cidadãos na internet e a respeito da implantação do centro de pesquisas sobre o Atlântico que vai funcionar na Ilha dos Açores.

Além disso, eles conversaram sobre a legislação portuguesa para o empreendedorismo e a importância dos protocolos firmados com os governos de São Paulo e Rio de Janeiro sobre a instalação de startups; a iniciativa portuguesa para a cidadania na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a crise política na Venezuela, país que conta com uma expressiva comunidade de portugueses.
Também participaram do encontro os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Otavio Leite (PSDB-RJ).
Da Redação – MO
Com informações da Assessoria de Imprensa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Comentários