Parlamentares integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, realizam na segunda-feira (11) visita técnica à cidade de São Luís, capital do Maranhão. Os deputados Hildo Rocha (PMDB-MA) e Alberto Filho (PMDB-MA) irão à sede estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fiscalizar as obras de duplicação da BR-135.
A duplicação da rodovia federal foi iniciada em setembro de 2012, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o Dnit, houve modificações no cronograma de execução da obra, devido à importação de material, ao atraso no repasse de recursos e a períodos intensos de chuva. O órgão informa que cerca de 80% dos serviços já foram feitos e a previsão é que as obras serão concluídas em abril de 2017.
Haverá uma mesa-redonda, com participação do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-MA), Gerardo de Freitas Fernandes; e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi de Araújo Telles. O encontro está marcado para as 13 horas.
Projeto Italuís II
Os deputados também vão verificar o andamento das obras de instalação de nova adutora do Projeto Italuís II, responsável pelo abastecimento de água de 60% dos bairros de São Luís e atende mais de 450 mil pessoas da região metropolitana da capital. O sistema foi construído em 1982, com captação de água do rio Itapecuru, próximo à localidade de Timbotilha, no município de Rosário. A construção da nova adutora foi iniciada em novembro de 2012. A expectativa é que, quando for concluída a obra, a vazão do Sistema Italuís seja de 300 litros por segundo.
"O sistema produtor Italuís tem sofrido, nos últimos anos, rompimentos agravados pela corrosão na tubulação da adutora. Além disso, as obras de Italuís II passaram por diversas paralisações desde o seu início", explica Hildo Rocha.
Da Redação - AR
Comentários
Postar um comentário