"Projeto de João Campos torna obrigatória contratação de seguro de vida a vaqueiro"

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), regulamenta a profissão de vaqueiro e obriga os fazendeiros a contratarem seguro de vida e de acidente para estes profissionais.
De acordo com o texto (PL 580/15), os vaqueiros são responsáveis pelas seguintes atividades: tratar, manejar e conduzir animais como bovinos, bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos; percorrer a propriedade fiscalizando as pastagens, as cercas e as fontes de água; prover consultoria técnica relacionada a questões de meio ambiente rural e organizar eventos associados aos animais.
Cabe ainda ao vaqueiro conduzir os animais de modo a garantir-lhes a boa saúde ao longo dos trajetos estabelecidos por ele próprio ou pelo contratante do seu serviço.
A proposta do deputado João Campos permite a aposentadoria do vaqueiro após comprovados 30 anos de contribuição, se homem, e 25 anos se mulher.
“A regulamentação da profissão de vaqueiro irá beneficiar milhares de trabalhadores que contribuem com o seu trabalho não só para o adequado funcionamento das atividades pecuárias, mas também, principalmente, para a manutenção das tradições culturais do sertão brasileiro”, disse o deputado.
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

Comentários