"CGU, Governo do Estado e Instituto Maurício de Sousa oficializam parceria para ampliar programa “Um por Todos e Todos por Um”"

Com a presença do cartunista brasileiro Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, o Auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, sediou na tarde desta terça-feira (8) ato de ampliação do programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” em Mato Grosso, projeto da Controladoria Geral da União - CGU. Os benefícios também serão estendidos ao município varzeagrandense, que endossa as melhorias pedagógicas proporcionadas pela iniciativa da CGU.  
Na oportunidade, Ministério Público Federal, Justiça Federal e Governo do Estado oficializaram parceria para viabilizar o desenvolvimento deste módulo ampliado do programa. Por meio da parceria, a Justiça Federal autorizou utilizar parte do valor recuperado pela Operação Ararath, da ordem de R$ 482.695,00 para aquisição de kits pedagógicos destinados a cerca de 100 mil alunos do 5º ano de Ensino Fundamental em Mato Grosso. A cerimônia de assinatura do convênio foi aberta pelas crianças que compõem o Coral Sonhos, da EMEB Elza Luíza Esteves, de Cuiabá.

Conforme exposição feita pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, o projeto da Controladoria Geral da União é vitorioso em todos os sentidos. "Acredito na evolução da Educação. Por isso, sou favorável à inclusão na grade curricular das escolas públicas, de todos os programas que estimulam o aluno e a comunidade em práticas integradas, que propagam o bem-estar coletivo. A Controladoria Geral da União - CGU, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, disponibiliza esse brilhante programa entre crianças, comunidade escolar e famílias, valores relacionados à democracia e à ética. Essa participação social preceitua o envolvimento de todos na luta contra a corrupção", afirmou.
O secretário estadual de Educação, Permínio Pinto, disse que esse programa é trabalhado em Mato Grosso desde 2008, e sua ampliação representa perspectivas concretas de avanços educacionais. O objetivo - frisou - é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando ambiente necessário para que tomem consciência dos seus direitos e deveres. "Esta parceria entre o Instituto presidido por Maurício de Sousa, CGU e Governo do Estado é importantíssima para que esse programa chegue a mais escolas do Estado e gere transformações conceituais nos alunos do Ensino Fundamental. Vamos abordar isso de forma lúdica, fazer a leitura de forma com que as crianças entendam a mensagem implícita de conceitos de ética e cidadania".
O cartunista Maurício de Sousa, após cumprimentar as crianças do Coral Sonhos, afirmou se sentir motivado para ir em frente e instituir mais iniciativas voltadas à melhoria da Educação e do aprendizado, em geral. "Um dos meus sonhos de vida já alcancei com a Turma da Mônica e o Instituto que leva meu nome. Essas entidades têm viabilizado decisivas uniões de forças para implementarmos melhorias no setor educacional. É um dever de qualquer brasileiro, não somente das instituições da área". O artista ainda disse que as crianças do Coral Sonhos interpretaram canções natalinas com o sentimento da alma, de forma pura e envolvente.
Pela Prefeitura de Várzea Grande, participaram dessa solenidade de assinatura do convênio de parceria, o engenheiro Olindo Pasinato e o assessor especial para Assuntos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, Manoel Tereza; a Assembleia Legislativa do Estado foi representada pelo deputado estadual e presidente do Parlamento, Guilherme Maluf; a Procuradoria da República em Mato Grosso, pelo procurador-chefe Gustavo Nogami; o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, representou o governador em exercício, Carlos Fávaro. O evento também contou com as presenças de autoridades militares do Exército, Polícia Militar de Mato Grosso, Marinha do Brasil em Mato Grosso e secretários estaduais.

Comentários