"Câmara entrega o prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2015"

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (9) sessão solene para entregar o prêmio Transparência e Fiscalização Pública. Proposto pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), o prêmio é concedida a pessoas ou entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações merecem destaque para a causa da transparência e da fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos.
Neste ano, os vencedores foram a Controladoria Geral da União (CGU), que recebeu o prêmio Mário Covas – categoria governamental; e a organização não governamental Auditoria Cidadã da Dívida, coordenada por Maria Lúcia Fattorelli, com o prêmio José Alencar – categoria sociedade civil.
O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) destacou a importância da homenagem. “A CGU cumpre um papel fundamental para o futuro do Brasil e é estratégica para afirmar a democracia”, afirmou.
Transparência
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) associou a importância do prêmio à situação política e econômica que o País atravessa. "Um dos motivos da crise é a transparência, é a liberdade dos órgãos, é tirar a sujeira debaixo do tapete. Quando você dá liberdade para os órgãos de controle do governo, essas coisas aparecem", disse. “Talvez, se a transparência no Brasil fosse levada ao pé da letra, nós não estaríamos vivendo essa crise”, afirmou o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI).

Em mensagem, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, parabenizou os vencedores e desejou que os trabalhos desenvolvidos por eles “possam contribuir para o fortalecimento do Estado democrático de direito, cuja plenitude só se alcança com transparência pública e efetivo controle social".
Da Redação – PT

Comentários