A Comissão de Viação e Transportes realiza audiência pública nesta terça-feira (7) para discutir o atendimento dispensado a passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos, e a situação dos aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
Divulgação
Silas Freire lembra que o aeroporto atende todo o estado do Piauí, grande parte do Maranhão e uma pequena área do oeste do Ceará
“É urgente a necessidade de ampliação do aeroporto Senador Petrônio Portela, localizado na cidade de Teresina”, defende o deputado Silas Freire (PR-PI), um dos que pediu a realização do debate. “O aeroporto foi construído quando cidade tinha 200 mil habitantes, atualmente a população de Teresina gira entorno de 850 mil habitantes.”
Já o deputado Adail Carneiro (PHS-CE) quer discutir a paralisação das obras no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza; e o deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) reclama do atraso nas obras no aeroporto de Salvador.
“A eficiência do setor de transportes se tornou indissociável do crescimento econômico, da qualidade de vida da população e do planejamento das ações de governo”, afirma a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), que também pediu a realização do debate.
“No caso do setor aéreo, o formidável aumento de usuários observado ao longo da última década e a falta de investimentos na infraestrutura aeroportuária no mesmo período, geraram inúmeros gargalos e a premente necessidade de modernização da maior parte dos aeroportos”, afirma Clarissa Garotinho, reforçando o coro de parlamentares que pedem a ampliação dos aeroportos.
Atrasos de voos
“Juntamente com a expansão do acesso ao transporte aéreo houve um aumento do desrespeito aos usuários destes serviços”, reclama o deputado Evandro Roman (PSD-PR), listando entre os problemas enfrentados pelos passageiros os atrasos e os cancelamentos de voos.
Debatedores
Foram convidados para participar da audiência:
- o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha;
- o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys; e
- o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale.
O debate será realizado no plenário 11, a partir das 10 horas.
Da Redação - ND
Comentários
Postar um comentário