"Ministro das Cidades defende novo pacto federativo para ajudar municípios

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15) a aprovação de um novo pacto federativo como meio de fazer com que os municípios enfrentem suas dificuldades financeiras e possam cumprir metas relacionadas às áreas de saneamento, habitação e desenvolvimento urbano.
Kassab participou de audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Ele admitiu que, diante das atuais dificuldades, muitas prefeituras têm recorrida à ajuda federal. “É preciso um pacto federativo, não só com elevação de carga tributária, mas com modelos de parcerias com o capital privado, formas de integração que eliminem a duplicidade de gastos e otimizem os investimentos”, argumentou.
Mobilidade urbana
Apesar de ter terminado em março o prazo para a elaboração dos planos municipais de mobilidade urbana, o ministro afirmou que os planos ainda podem ser apresentados e são fundamentais para a liberação de recursos nesta área para as prefeituras. 

Quanto ao saneamento básico, Kassab manifestou preocupação com a falta de previsão orçamentária da pasta para o Brasil cumprir a meta de universalizar o tratamento sanitário até 2030.
Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção

Comentários