Crea-MT promoveu “1° Seminário de Treinamento e Capacitação”"

Entre os dias 13 a 15 de fevereiro funcionários e conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), assistiram ao “1º Seminário de Treinamento e Capacitação” com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e a qualidade de vida no trabalho. Promovido com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) o projeto desenvolvido pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gegep) acabou englobando também o Planejamento Anual de Fiscalização 2019, oportunidade em que os coordenadores de Câmaras Especializadas passaram as diretrizes de fiscalização aos agentes fiscais.
“As palestras envolveram uma série de temas de marketing pessoal, organizacional, empresarial, etiqueta e ética no trabalho. Considerando os resultados que os funcionários do Crea Mato Grosso precisam obter para ter excelência no trabalho”, explanou o palestrante Marcos Marcedo da Empresa Taques Tavares Consultoria, durante a palestra: ‘Ética Profissional, Marketing Profissional e Organizacional e de Comunicação Organizacional Corporativa’ realizada, no auditório da instituição.
O palestrante explicou ainda que o assunto tratado teve o intuito de despertar uma nova maneira de pensar, fazendo com que as pessoas se preocupem não só agir de forma ética, mas também de transmitir essa cultura para seus subordinados, família e sociedade como um todo. Já a Comunicação organizacional corporativa, é uma ferramenta primordial para quem atua em contato direto com o público, como é o caso do setor de Atendimento do Regional Mato-grossense.“Podemos destacar que mais de 90% das dificuldades que existem no mundo nas relações humanas existem por falhas de comunicação. Pelas pessoas não compreenderem umas às outras. O principal objetivo com o tema, foi de despertar o interesse em se comunicar bem e mostrar as formas de alto conhecimento. É comum em nosso dia-a-dia nos envolvermos na rotina de trabalho e não fazemos algumas reflexões importantes sobre a nossa postura. Precisamos pensar em como estamos agindo, em como as pessoas estão nos vendo. Para que possamos nos corrigir, e com isso prestarmos serviços de qualidade para a sociedade”, declarou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, sobre o evento, oferecido por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) e que deve se repetir com outros temas e edições ao longo do ano.
“Os seminários realizados pelo Conselho, são uma forma de modernizar nosso conhecimento. Estamos em pleno século 21, denominado uma época de rápida atualização. A partir daí considero que a capacitação contribui para tudo, inclusive novas tecnologias e estudos do comportamento humano”, avaliou o agente de fiscalização da inspetoria de Vila Rica, Alexandre Augusto Belé.
Já Patrícia de Melo Silva, assistente administrativa da Inspetoria de Guarantã do Norte, afirma que o evento foi uma ferramenta para agregar conhecimento para os funcionários do Conselho. “Toda mudança referente ao conhecimento é válida, principalmente quando se está lidando com o público, já que nosso alvo é o profissional do Sistema Confea/Crea e as legislações alteram constantemente”, disse.
O gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição, afirmou que o seminário foi um divisor de águas para os funcionários. “As palestras foram bastante positivas. Trabalham postura, ética de um novo senário que se instalou em nosso país, buscou fazer a diferença. Trabalhamos para a sociedade e a cada dia que se passa ela está cobrando mais dos servidores públicos. É o momento dagente se reinventar e tentar fazer tudo diferente da melhor forma possível, de forma eficiente, por meio do atendimento e procedimentos do dia-a-dia”, declarou o gerente.A gerente de Gestão de Pessoas do Conselho, Francielle da Silva Oliveira, responsável pela seleção dos temas aplicados, destacou a importância de se trabalhar as habilidades essenciais à comunicação, explorando técnicas de redação. “São elementos essenciais do processo de comunicação. Tanto que o evento é voltado para funcionários, Superintendências, Executiva Administrativa, Operacional e Gerências de Fiscalização, Gestão de Pessoas, Logística e Controle Operacional.
Ao fazer o encerramento do Seminário, o presidente do Conselho, João Pedro Valente, fez um balanço das ações durante os três dias de evento. “Vale ressaltar que o nosso encontro foi de grande proporção, principalmente com relação as palestras motivacionais. Nesses dias de Seminário, recebemos, além dos funcionários do Regional também das inspetorias do interior do estado, que tiveram a oportunidades de tirar dúvidas sobre a fiscalização e outros setores. Foi bastante proveitoso para todos.
Cristina Cavaleiro
Fotos Igor Bastos

Comentários