"Minuto de silêncio pela Chapecoense marca abertura da sessão da Câmara"

A queda da aeronave que transportava atletas da Chapecoense e jornalistas para uma partida em Medellín, na Colômbia, dominou a fase de discursos da sessão plenária desta terça-feira (29). Ao abrir os trabalhos, os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem às 71 vítimas, e vários parlamentares se revezaram na tribuna para lamentar a tragédia.
A deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) destacou que os atletas da Chapecoense são motivo de orgulho para o povo catarinense. “Em apenas sete anos, o clube subiu as quatro divisões nacionais e conseguiu ir à final de um grande torneio internacional [Copa Sul-Americana]. Passou a ser um exemplo para todos os times do interior”, disse.
O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) enalteceu a atitude do time colombiano Atlético Nacional, que abriu mão do título em nome da Chapecoense. Ele também ressaltou a trajetória da agremiação catarinense. “Acreditávamos que iríamos ser campeões”, afirmou.

O deputado Jorginho Mello (PR-SC) comentou que a Chapecoense vai contar com a solidariedade do País para se recuperar. “O time vai conseguir superar a tragédia. Esta Casa se enche de tristeza, assim como o povo de Santa Catarina”, declarou.
Pedido de suspensão
Alguns parlamentares pediram a suspensão dos trabalhos na Câmara hoje. “Várias pessoas estão pedindo que se suspenda a sessão em sinal de luto e solidariedade ao povo catarinense”, apontou o deputado Celso Maldaner (PMDB-SC). Pedro Uczai (PT-SC) e Valdir Colatto (PMDB-SC) também sugeriram a suspensão dos trabalhos.

O deputado Carlos Manato (SD-ES), que presidia a sessão, informou que repassaria o pedido ao presidente da Casa, Rodrigo Maia. Até o momento, as atividades no Plenário estão mantidas.
Por sua vez, a Comissão do Esporte cancelou a realização do 2º Fórum Legislativo do Futebol, previsto para acontecer nesta tarde na Câmara dos Deputados, com a presença de representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira

Comentários